Saúde
Para evitar o tétano
Em caso de ferimentos na pele e o calendário vacinal não estiver em dia a imunização deverá ser aplicada
Jô Folha -
O Ministério da Saúde (MS) orienta que em caso de lesões na pele, o ferido deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se houver necessidade os profissionais irão aplicar a vacina antitetânica. Em Pelotas, a imunização pode ser encontrada em diversos locais, tanto públicos como privados.
No município, através da rede pública, é possível encontrar a imunização no Centro de Especialidades. As UBS's também oferecem o serviço, porém cada uma deve solicitar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conforme a necessidade. O diretor de Vigilância em Saúde, Franklin Souza, afirma que a vacina não está em falta no município e que em qualquer emergência os feridos devem procurar os locais indicados. O Pronto Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) não disponibilizam a imunização, mas após qualquer ferimento, o paciente pode esperar até sete dias para realizar o procedimento.
Em uma clínica particular da cidade a vacina tem o custo de R$180. Lá, são oferecidas dois tipos da imunização, a DTPA e a DTPA - IPV. A primeira é indicada para adultos, a segunda, como contém o vírus inativo da poliomielite é utilizada em crianças ou em adultos que irão viajar para algum país que esteja vivendo um surto da doença. De acordo com o gerente do local, Erli Duarte, não há um dia em que vacina não seja vendida. Na última quarta-feira (26), até o horário em que a reportagem esteve na clínica, três doses já haviam sido comercializadas. "Depende do dia, mas tem vezes que chegamos a vender cerca de oito vacinas", completou Duarte.
Conforme explica a médica infectologista, Danise Oliveira, a vacina antitetânica faz parte do calendário infantil de imunização e deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses, seguindo-se de um reforço aos 15 meses e outro entre quatro e seis anos de idade. Após, a cada dez anos o reforço deve ser renovado. Se houver algum ferimento, e o reforço já estiver ultrapassado cinco anos, outra vacina deverá ser aplicada. Ou seja, em caso de lesões, como cortes e mordidas, o calendário vacinal deverá ser atualizado através da aplicação. Em situações mais graves, como por exemplo, um corte com grande quantidade de tecido desvitalizado, a chance de anaerobiose - bactérias que se multiplicam na ausência de oxigênio - são ainda maiores. Com isso, a indicação é utilizar o soro ou a imunoglobulina.
A doença
O tétano é uma doença grave causada pela infecção da bactéria Clostridium tetani, que entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar. É possível prevenir o tétano através de vacina.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário